Com a proposta de discutir temas inerentes aos setores da construção civil, mobiliário e decoração, a 8ª Construmóbil sediou, na noite desta quinta-feira (28), o painel “Os desafios do novo Plano Diretor de Lajeado”, atividade integrante do projeto Cidades em Pauta e promovida pelo Jornal A Hora, Univates e Seavat. Mediador do debate, Adair Weiss ressaltou que a feira iniciou em 2015 as discussões sobre a cidade desejada e que, por meio de eventos técnicos, tem oferecido algo a mais do que apenas a exposição.
Para o prefeito Marcelo Caumo, o Plano Diretor é uma forma de atender as pretensões da população ouvindo a própria comunidade, as quais foram apontadas durante as mais de 50 reuniões comunitárias, audiências e conversas com moradores, técnicos e entidades representativas. “Essa é a possibilidade de a gente poder planejar a cidade que queremos até 2040”, definiu. Caumo considerou que não há verdade absoluta e que o clima propiciado por esses encontros foi produtivo para o trabalho. Ele avaliou: “O mais importante é isso: que a gente possa, nas nossas diferenças, construir o melhor futuro para todo mundo”.
Além do prefeito, participaram do debate a integrante da comissão organizadora da Construmóbil, Diana Blum Kunzel; arquiteto, urbanista e professor na Univates, Alexandre Pereira Santos; arquiteta Maria Otília Müller Klein; vice-presidente do Sinduscom-VT, José Zagonel; secretário do Planejamento, Rafael Zanatta; secretário do Meio Ambiente, Luis André Benoitt, e vereadores Ildo Salvi e Sérgio Kniphoff. Os profissionais expressaram opiniões, compartilharam experiências e citaram estudos e eventos já realizados, com base em três temas fundamentais: qualidade de vida, garantias de segurança jurídica e os rumos da cidade polo do Vale. Entre os tópicos levantados, saneamento básico, mobilidade urbana, critérios de zoneamento, inovação tecnológica e integração com cidades vizinhas.
Diana ainda destacou que o Plano Diretor é a lei mestra do município e precisa ser revisado. “A esperança é grande no sentido de redesenhar esses temas”, declarou. Na sua avaliação, as questões de saneamento ambiental são as que mais necessitam de investimento e ação nesse momento, pois são as que envolvem valores intangíveis e essenciais para Lajeado.
O evento é uma realização conjunta da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado e conta com o patrocínio da Fruki, CBM Materiais Elétricos, Corsan, Banrisul e Banco do Brasil. O apoio é de Sebrae, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Seavat.
As “reflexões para um mundo em mudança: tendências em educação, saúde e o mundo do trabalho” foram o tema da…
A combinação de materiais criativos, cores elegantes, conforto e beleza transforma ambientes. E a Construmóbil 2017 dedica a Mostra Arquitetura…