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18 nov 2022

Painel debate sobre agências de turismo e hospedagem na região

Painelistas e mediadores avaliaram os desafios do turismo regional (Roberta Colombo / R3 Produtora)

O turismo regional vive um momento positivo, com surgimento de novos empreendimentos e iniciativas que atraem visitantes. O cenário de oportunidades também tem desafios e um deles é a aproximação entre as agências e os meios de hospedagem, a fim de melhorar os resultados dos setores envolvidos.

O evento contou com a participação dos proprietários da Librelotto Tour e Galápagos Tur, Luís Eurico Librelotto e Paulo Gusmão; coordenadora da Avenida do Turismo, Claudia Brazil; e a mediação de Diego Zenkner (Sebrae) e Betina Duaryski (Sesc).

O grupo destacou a quantidade de novos roteiros, a beleza da região, mas também relatou desafios como a falta de mão de obra qualificada, o necessário aumento da rede hoteleira, bem como a melhoria das estruturas disponíveis. Librelotto observou que é importante o casamento entre um roteiro e outro. “Por muitos anos, a nossa rede hoteleira foi precária. Está amadurecendo, mas segue sendo mais para atender viajante, aquela pessoa que dorme uma noite num hotel, depois no outro, então o pessoal da rede hoteleira acaba não investindo. É diferente de um roteiro turístico que envolve os visitantes por mais dias”. Contudo, também avaliou que pecam os empreendimentos por não apresentarem devidamente seus atrativos. “Não basta entregar folder, tem que proporcionar que conheçam e experimentem”.

Claudia complementou dizendo que é fundamental a atualização e reinvenção. “Temos que ter uma malha hoteleira enquadrada na categoria turística, na qual não se pode entregar o básico, mas algo mais. São pessoas que estão passeando e se divertindo, que querem um bom acolhimento e bem-estar que surpreendam”.

Gusmão, com um olhar externo, avalia que a região ainda é muito individualista, mas tem potencial para criar circuitos de até uma semana e aproveitar muito mais a estadia. “É um trabalho que estamos fazendo na Costa Doce, um roteiro de nove dias, envolvendo 12 receptivos”, exemplificou. “Me coloco à disposição para somar e ajudar, para que o Vale se venda muito mais”. Zenkner e Betina contribuíram com situações práticas e trazendo à discussão várias situações do turismo regional.