Novidades

Veja notícias sobre a Construmóbil e o Vale do Taquari

13 nov 2022

Mostra Arquitetura & Design exibe criatividade, beleza e versatilidade em ambientes diversos

Futuro e Arquitetura tem cidade futurista pintada em painel de grafite (Rpberta Colombo / R3 Produtora)

Considerada uma das principais atrações da Construmóbil 2022, a Mostra Arquitetura & Design tem encantado os visitantes pela criatividade, elegância e versatilidade dos espaços. Os dez ambientes projetados pelos arquitetos e designers de interiores apresentam soluções com charme, conforto e beleza, oferecendo alternativas práticas e pensadas para facilitar a rotina e proporcionar o bem-estar.

Um desses espaços é o “Sonho de Criança”, projetado pelas arquitetas Priscila Eisermann e Fabiane Senter, da 504 Arquitetura, em colaboração com Greice Vargas. O espaço foi conquistado em um curso da Univates para ex-alunos e exibe um dormitório lúdico infantil que incentiva a desconexão das telas. Trata-se de um quarto sem televisão, que une o brincar e o dormir por meio do conceito montessoriano, o qual dá autonomia à criança e permite que ela se identifique e entenda quem é. Um playground, superior à cama, conta com parede de escalada, espaço para leitura e escorregador, o qual pode ser adaptado para uma segunda cama caso haja necessidade da família. Complementando o ambiente, um cenário que traz a marcenaria em formato de árvores emolduradas por uma pintura em aquarela da fauna e da flora brasileira. Priscila conta que essa é sua a primeira participação na Construmóbil e que a proposta tem sido muito bem recebida pelos visitantes, especialmente por estimular o afastamento dos pequenos dos eletrônicos.

Logo ao lado está o “Futuro e Arquitetura”, dos arquitetos Tiago Pianezzola e Diego Tonelli, da Sul Arquitetura. Trazendo a ideia de uma cidade futurista projetada em um painel monocromático pintado em grafite, os profissionais substituíram os pré-fabricados por móveis de reuso e de restauro, compondo um ambiente mais urbano e industrial. Com elementos de vários estilos, o projeto, segundo Tiago, pode ser adaptado para propostas além do estar, conforme o gosto do cliente. O arquiteto destaca a aceitação do projeto que traz um conceito diferente do tradicionalmente apresentado na Mostra: “A gente não está acostumado a enxergar esse tipo de linguagem em um espaço de descanso e desta maneira como tratamos todos os elementos”, aponta.