Novidades

Veja notícias sobre a Construmóbil e o Vale do Taquari

29 set 2017

Marcelo Rosenbaum retrata o design como uma ferramenta colaborativa de transformação para 350 pessoas

Marcelo Rosenbaum afirmou que a economia colaborativa é o futuro do planeta - Crédito: Objetivo Fotografia

“Economia colaborativa é o futuro do planeta”. Assim o designer Marcelo Rosenbaum definiu o mote da Construmóbil 2017 ao apresentar o movimento A Gente Transforma para as 350 pessoas que prestigiaram a palestra Design Essencial na tarde desta sexta-feira (29). Conhecido nacionalmente por sua participação em programas de televisão, Rosenbaum abordou o design como uma ferramenta de transformação social e descreveu um exemplo prático do tema escolhido para edição da feira. “O A Gente Transforma já parte do pressuposto do colaborativo, do olhar para o outro, do entender qual a sua necessidade”, caracterizou.

O movimento, em andamento em comunidades localizadas em São Paulo, sertão do Piauí, Acre, Amazônia, Maranhão, e até no Peru, é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que, com a parceria de outras instituições, explora os pilares da ancestralidade, beleza e sustentabilidade para reconhecer e valorizar as pessoas que trabalham na terra. “Nesse Brasil profundo, acredito que todo mundo tem uma raiz. Quando você reconhece a ancestralidade a partir da beleza como um saber valorizado, ela vira uma economia criativa”, explicou.

Ao descrever seu trabalho, Rosenbaum citou a metodologia e resultados alcançados a partir da união de talentos locais e modernas técnicas de arquitetura em benefício da sociedade. De acordo com ele, há um equívoco na interpretação do design, o qual ultrapassa o conceito de valor agregado, palavra, peça ou desenho, sendo na realidade um propósito que inclui o ser humano, suas origens e diferenças. Ele sustentou: “Quando a gente pensa no design como processo, incluir o outro e ser colaborativo é o mínimo que se deve fazer”.

Aplicabilidade
Organizadas pelo Sebrae, missões empresariais trouxeram para a palestra cerca de 100 pessoas ligadas à gestão do setor moveleiro. Diretora administrativa e comercial da Sleeper, empresa especializada em móveis infantis em Garibaldi, Jocele Bortolini se surpreendeu com o conteúdo exposto por Rosenbaum. Ela acreditava que se depararia com tendências de cores e moda, mas foi cativada pela abordagem diferenciada: “Foi interessante porque ele mostrou uma outra realidade. A gente é muito enraizado com a família e ver essa trabalho que ele está fazendo é muito bonito”. Comentando sobre a valorização da história de 35 anos da Sleeper, Jocele considerou válido o aprendizado da tarde: “Com certeza, de alguma forma a gente vai conseguir aplicar isso. Talvez não diretamente no produto, mas na forma de fazer o produto”.

O evento é uma realização conjunta da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado e conta com o patrocínio da Fruki, CBM Materiais Elétricos, Corsan, Banrisul e Banco do Brasil. O apoio é de Sebrae, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Seavat.