Novidades

Veja notícias sobre a Construmóbil e o Vale do Taquari

10 nov 2024

Corte da Expovale + Construmóbil reúne ex-soberanas para resgatar memória e compartilhar experiências

Encontro reuniu 18 ex-soberanas da feira - Foto: Frederico Sehn

Diz o ditado que quem já foi rainha nunca perde a majestade e a Expovale + Construmóbil provou que a crença é verdadeira. Na tarde deste domingo (10), a atual corte das feiras, composta pela rainha Tainá Carvalho e pelas princesas Kailani Barbieri e Vanessa Fell, recebeu ex-soberanas do evento para um encontro que foi marcado pela nostalgia, troca de experiências e boas recordações. Sob a mediação de Gabriela Quevedo, 18 mulheres que já representaram a Expovale compartilharam vivências, resgataram lembranças e destacaram aspectos que as inscreveram na história da feira. O grupo ainda debateu sobre a evolução do concurso, sua repercussão e o papel que as soberanas têm desempenhado junto à organização e comunicação da feira, além de fazer visita aos ambientes da feira.

Integrante da primeira corte, Melissa Baldasso Schumacher foi uma das participantes. Eleita princesa em 1993, ela comentou sobre o desenvolvimento da feira ao longo dos anos, avaliando que, além de natural, ele foi muito maior do que o imaginado. Para ela, fazer parte da corte foi desafiador e lhe exigiu que saísse da zona de conforto, mas também recompensador pela oportunidade de interagir com outras pessoas e conhecer outros lugares. Sobre o contato com as soberanas que a sucederam, Melissa avaliou: “É lindo ver isso porque a gente não tinha ideia de como ia evoluir e nem a proporção que tomariam o concurso e a feira. Encontrar com essas mulheres maravilhosas hoje é uma sensação gratificante”.

Para Vitória Bettio, última rainha, o saudosismo marcou o encontro, ainda mais por seu reinado ter sido ampliado em quatro anos em virtude da pandemia. Ela mencionou a semelhança entre as edições de 2022 e 2024, visto que ambas aconteceram após um período de grandes dificuldades e celebrou: “Esse é um momento de felicidade, de respiro e de recomeço. É muito legal ver que a feira está acontecendo e que a cada ano ela vai melhorando mais”. Vitória ressaltou que sua corte teve o propósito de quebrar o paradigma de “adorno” das soberanas, assumindo um papel ainda mais ativo e importante junto ao evento, e comemorou que suas sucessoras seguem praticando essa ideia: “É muito bom ver que elas seguiram com o que a gente começou, que fizeram o que a gente fez e ainda mais”.