Novidades

Veja notícias sobre a Construmóbil e o Vale do Taquari

13 nov 2024

Acil apresenta, durante a Expovale + Construmóbil, projeto de modernização do Parque do Imigrante

Projeto moderniza estrutura do parque do Imigrante - Créditos: Norde Arquitetura

Em evento realizado na noite desta quarta-feira (13), a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) apresentou, para autoridades, imprensa e convidados, o resultado do projeto contratado para realizar obras de modernização e remodelação no Parque do Imigrante. O encontro, coordenado pelo presidente da entidade, Joni Zagonel, reuniu integrantes da comissão organizadora da Expovale e da Construmóbil 2024, prefeito Marcelo Caumo, vice-prefeita Gláucia Schumacher, secretários municipais, vereadores, diretoria e ex-presidentes da Acil.

Zagonel começou o encontro explicando que o projeto buscou otimizar os espaços do parque para que, além de feiras, a estrutura possa sediar diversos outros tipos de eventos. “Além das programações já tradicionais, precisamos de um local que possa ser utilizado em situações de emergência. O projeto possibilita que, após executado, Lajeado possa voltar a sediar eventos que não acontecem ainda aqui e também ofereçam melhores condições de trabalho em casos de calamidade”, justifica.

Responsável pela elaboração do projeto, a arquiteta Gabriela Stürmer Silva, da Norde Arquitetura, apresentou as imagens e falou que o estudo buscou, além de modernizar a estrutura, oferecer condições para que o parque seja utilizado para a realização de eventos de todos os portes. “O projeto contempla o acesso pela portaria B e, além de fazer com que a acessibilidade seja respeitada no local, cria um espaço com conceito moderno e a altura do que a cidade merece e precisa. Ele contempla o plano de necessidades elaborado pela Acil, com área de restaurante com acesso isolado, salas de reuniões, áreas de trabalho, auditório com capacidade para mais de 300 pessoas além do pavilhão, capaz de receber diversos tipos e tamanho de eventos”, explicou.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comentou que a utilização do parque vem sido debatida há alguns anos na prefeitura municipal. Segundo Caumo, já foram realizados diversos projetos, mas nenhum teve andamento. “Nos últimos meses, o Parque do Imigrante tem sido utilizado constantemente para questões de emergência. Nós percebemos que algumas áreas precisam de intervenções, como o caso do telhado do pavilhão 1 e a estrutura utilizada pela Defesa Civil. Nós apostamos neste projeto contratado pela Acil porque ele contempla todas as nossas necessidades em apenas uma única intervenção”, comentou.

A prefeita eleita Gláucia Schumacher afirmou que o projeto apresentado possibilita que a estrutura seja utilizada em diversas situações. “Nós percebemos que a intervenção vai deixar o parque à altura do que nossa cidade precisa e merece. No que depender do governo municipal, vamos fazer todo o esforço para entregar essa obra a nossa comunidade”, declarou.

De acordo com os líderes, o orçamento estimado para execução da obra é de R$ 15 milhões. Segundo Caumo, para cobrir os custos é possível utilizar recursos de financiamentos e/ou verbas estaduais e federais, visto que o espaço será viabilizado para receber atividades de diversas áreas. Os próximos passos para o andamento do projeto é a realização de estudos complementares que envolvem questões elétricas e hidráulicas. De acordo com a arquiteta, com os projetos complementares sendo realizados no início de 2025 é possível, ainda no próximo ano, dar início às obras.